Agosto
16
2019
a partir das 19:00
CINE OCA 2019

Nesse mês de agosto em comemoração ao dia dos Pais, nosso foco está na animação e na relação dos pais e seus filhos.

MINHOCAS
Animação do diretor Paolo Conti | Brasil, SP, 2006 – 15 min

O dilema se dá na curiosidade infantil. Quando a criança está pronta para perguntar, os adultos podem não estar preparados para responder. O dilema do questionamento, enfrentado por pais e filhos, é o assunto dessa família de minhocas, na qual o Júnior está crescendo e ainda não conseguiu do pai, da mãe e do avô nenhuma resposta convincente para uma questão que não para de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima?

EUQUERIA SER UM MONSTRO
Animação do diretor Marão | Brasil, RJ, 2009 – 8 min

Com vários prêmios, entre eles o de Melhor Animação no Mostra Competitiva de Vídeos do Interior em 2009, Melhor Curta brasileiro no Anima Mundi em 2010, Melhor Animação no Percepções – Fest Nacional de cinema de Muriaé em 2009.

Melhor Animação Infantil no Festival Nacional de Animação Locomotiva em 2010 e Melhor Curta Infanto-Juvenil – Júri Popular no FAM – Florianópolis em 2010.

A história se dá no cotidiano de uma criança com bronquite, apoiado pelo seu pai para aprender matemática.

ALIKE
Animação dos diretores Daniel Martínez Lara e Rafael Cano Méndez | Espanha – 8 min

Este curta metragem espanhol faz a gente pensar na criatividade, na imaginação e no afeto como caminhos para uma vida mais colorida. Ele transporta para a rotina de um pai e seu filho, parecidos demais um com o outro, mas com visões de mundo que estão se distanciando.

Em menos de 8 minutos ele nos mostra de forma gráfica e alegre como rompemos a capacidade criativa de nossos filhos dia após dia, gesto após gesto, palavra por palavra, e ausência após ausência.

FAROL
Animação do diretor Po Chou Chi

Jovem diretor de Taiwan, radicado em Los Angeles, vencedor de 27 prêmios internacionais

A história desse curta-metragem mostra como os pais sempre amparam seus filhos, para que possam realizar seus sonhos, ainda que distantes, como um farol, iluminando suas vidas.

 

Os filmes são parte integrante do projeto HISTÓRIAS PRA VER.
Sob esse título, a Oca foi contemplada em 2018 com o PROAC Cinema, projeto que dará continuidade ao “Cine Oca com Pipoca”, implementado há 15 anos na Oca, com projeção de filmes e debates. Em 2019 este projeto cresce e ganha forma, trazendo mais possibilidades de encontros e diálogos através da “Sétima Arte”, privilegiando, é claro,  o Cinema Brasileiro. Além das projeções para o público infantil e adolescente, estão previstas projeções abertas para a Comunidade.
.

Local: Oca Escola Cultural
Endereço; Rua Xapuri, 600
Bairro: Jardim Colonial
Cidade: Carapicuíba
Estado: SP