abertura_certificado.png

Projetos da Oca

Apoie os projetos da Oca!

Biblioteca Maria Helena Mardegan Scabelo - A Oca dos Livros

O projeto visa legitimar a oralidade brasileira, afirmando nossa identidade e raízes brasileiras e promover sobretudo nosso legado literário e da cultura popular brasileira. Serão diversas as atividades que irão compor a programação até novembro deste ano e poderão ser acompanhadas pelo nosso site e redes sociais.

Passos em Expansão, a Oca na Comunidade

O objetivo do projeto “Passos em expansão, a Oca na Comunidade” é expandir as atividades oferecidas ao público da Oca Escola Cultural para outros espaços educativos, propondo não só aumentar a quantidade e a variedade de frentes de atuação, como ampliar o alcance do trabalho e dos conteúdos desenvolvidos.

Formação de Jovens e Biblioteca

Este projeto tem o objetivo de garantir a adolescentes e jovens da Comunidade da Aldeia de Carapicuíba uma formação continuada, capacitando-os para dominar uma reflexão consistente sobre a cultura brasileira, impulsionando-os a buscarem seus campos de atuação e inserção social seja no mercado de trabalho ou na ampliação dos estudos.

Ciclo de festas

Os Ciclos de Festas marcam o calendário de atividades e ações da Oca Escola Cultural. Eles delineiam as temáticas e processos do trabalho ao longo de cada ano, constroem o diálogo entre as várias linguagens artísticas, fortalecendo e valorizando a cultura brasileira e cultura da infância, eixos principais do trabalho.

Grupo Mirim de Contadores de Histórias

O Grupo Mirim de contadores de histórias faz parte do trabalho de cultivo e valorização da literatura oral brasileira, integrado ao programa de incentivo à leitura do Centro de Formação.

SICOLOMI: Um Diálogo Entre a Cultura Brasileira e a Cultura da Infância

Em 2019, o Itaú Cultural homenageou Lydia Hortélio com uma exposição retratando sua extensa pesquisa e dedicação à cultura infantil e Música da Infância no Brasil. Levando em consideração a estreita relação da Oca com Lydia, grande responsável e colaboradora na concepção e implantação do seu Centro de Cultura Infantil, fomos convidados para compor as programações de abertura da exposição.

DE REPENTE: Um Diálogo Entre a Cultura Brasileira e a Cultura da Infância no formato digital

A Oca tem um histórico de realização de diversos espetáculos pautados na Cultura Brasileira e Cultura da Infância. Em 2021, mesmo diante da pandemia os processos criativos não cessaram, concebemos o espetáculo “De Repente”, construído a partir do diálogo entre a poética da palavra, dos gestos, da música, da dança e das brincadeiras da infância.

Formação de Jovens Educadores

Projeto continuado de Formação de adolescentes e jovens e Encontros Anuais de Formação
O espaço de formação de educadores e jovens é um lugar de aprofundamento e de partilha das experiências e repertórios vivenciados e registrados na Oca.

Oca em Casa

A Oca durante o período de isolamento social na pandemia Covid-19, manteve um cronograma de atividades virtuais, buscando as melhores formas de permanecer perto dos alunos e famílias, de atendê-los, compartilhar conteúdos, refletir sobre o momento e sobre a oportunidade de aproveitá-lo das melhores formas.

A ALDEIA NO VALE: Intercâmbio com o Vale do Jequitinhonha

Implementado em 2015, o projeto conta com o apoio do Instituto C&A e a parceria da AJENAI, AMAI e ACHANTI. Corresponde a um diálogo entre o grupo de mães da Oca Escola Cultural, as “Rendeiras da Aldeia”, com grupos de artesãs do Vale do Jequitinhonha, “Mulheres do Jequitinhonha”.

Oca em Rede

O Oca em Rede corresponde à conexão da Oca com diversas organizações, sejam elas da sociedade civil, poder público, instituições privadas, escolas e pontos de culturas. São diálogos e trocas que fortalecem e apoiam as comunidades e as políticas públicas para a cultura, educação e assistência Social.

A Oca na Comunidade

Baque Livre.
​O Maracatu Baque Livre é formado por pais de alunos e amigos da Escola Estadual Amorim Lima, localizada no bairro do Butantã-SP, e é conduzido pelo mestre e educador da Oca Jorge Fofão. | Passos em Expansão - Compartilhamento de conteúdo - Almanaque