Garantir aos alunos, através de uma prática corporal, da oralidade e de reflexões coletivas a incorporação de um repertório integrado da dança e da música, estendendo à comunidade o acesso à arte e à cultura brasileira.
Este centro tem como propósito a valorização da aprendizagem por meio de práticas culturais: dança música, cantos, artes manuais e visuais, figurinos e capoeira. Esses processos de aprendizagem são baseados nos fazeres e saberes dos mestres das culturas populares de forma a construir um espaço de trabalho coletivo, integrado, que se estrutura no fazer do grupo, onde os sujeitos da ação são as crianças, os adolescentes e os jovens monitores, que reconhecem suas potencialidades diante do diálogo e troca de saberes coletivos e individuais.
O contato com estas práticas culturais se estende também aos adultos da comunidade, familiares ou não dos alunos da Oca, através das atividades com a dança, a música e a capoeira sob o olhar da cultura brasileira no período noturno. Além disto, ocorrem reuniões de avaliações, palestras, projeção de filmes com debates e utilização da biblioteca.
O aprendizado também é desenvolvido através do papel do mediador da biblioteca, com atividades a partir do acervo de livros e material audiovisual que fortalecem as práticas educativas da Oca e reconhecem a importância do fazer e pensar no estudo da cultura e suas matrizes.
À comunidade é dado o acesso a uma programação cultural, fruto das experimentações do projeto, que acontece na própria Oca, escolas públicas, privadas, espaços culturais da comunidade, parque e pátio da Aldeia.
Estes processos educativos são alimentados de forma transversal, na medida em que todos os fazeres e saberes da cultura brasileira estão em constante diálogo, levando em consideração a experiência pessoal de todas as gerações que frequentam a Oca, com suas narrativas coletivas e individuais que traduzem a comunidade e suas migrações. São ações que são potencializadas para a construção de uma comunidade com futuros jovens de natureza crítica e inovadora.
Atividades
-
Aulas de danças brasileiras
-
Aulas de capoeira
-
Aulas de percussão
-
Aulas de leitura e escrita musical
-
Aulas de confecção de instrumentos de percussão
-
Aulas de marcenaria
-
Encontros intergeracionais e troca de saberes
-
Encontro com mestres e mestras
-
Registro e documentação do repertório de conhecimento da comunidade