Apoie um dos projetos gestados pela Oca!
Rendeiras da Aldeia
“Rendeiras da Aldeia“ é um coletivo de mulheres que encontrou na Renda Renascença a possibilidade do encontro, da convivência, da troca e da autonomia.
Para além da produção de peças de roupas, cama, mesa, banho, acessórios e obras de arte, essas mulheres convivem no dia-a-dia e compartilham saberes entre gerações.
Através da renda mantêm viva uma das mais belas tradições manuais brasileiras, que as conecta com a ancestralidade guardada no fazer da renda, esse bem precioso.
O processo criativo parte de suas próprias histórias, do olhar para dentro, do livro de memórias de cada uma.
Veja mais: https://youtu.be/T_8WMizdHqs
Apoie este projeto!
Incubadora de projetos, multiplicando ações
Grupo Dagbá Ijó
Dagbá Ijó é um grupo-território de divulgação e reflexão sobre o corpo e o imaginário cultural brasileiro e latino-americano, e suas resistências.
Composto dentro da Oca Escola Cultural pela necessidade de continuação de alguns jovens, criou-se um espaço também de interação, intercâmbios no campo da cultura, arte, educação e produção.
O Grupo Dagbá Ijó tem as ações a pesquisa, formação e criação, baseadas nas matrizes corporais brasileiras, com viés também em uma educação decolonial principalmente em ações realizadas em processos coletivos.
Tem como intuito promover e fortalecer a cultura brasileira, levando em consideração os saberes dos mestres e mestras da cultura do povo brasileiro. Muitas das experiências do grupo envolvem processo de criação e práticas artístico-pedagógicas.
Veja mais: https://www.facebook.com/dagbaijocarapicuiba
Apoie este projeto!
BatucAldeia
A Oca atua em três turnos, realizando atividades não apenas para crianças e adolescentes, como para adultos da comunidade.
O BatucAldeia é um grupo de percussão que nasceu em 2004 das aulas semanais de música oferecidas para os pais, mães, avós, ex-alunos e outros adultos da comunidade.
Veja mais: https://www.instagram.com/batucaldeia/
Apoie este projeto!
Mandacaru da Aldeia
O Mandacaru da Aldeia é um coletivo formado por monitores, adolescentes e jovens da Oca Escola Cultural, sendo eles alunos e ex-alunos da instituição e moradores da região da Aldeia de Carapicuíba.
O grupo foi criado no final de 2022 com o propósito de incentivar os jovens a terem protagonismo e buscar aprimoramento na musicalidade, dança e demais atividades desenvolvidas na Oca.
Veja mais: https://www.instagram.com/mandacaru_da_aldeia
Apoie este projeto!