Passos em Expansão, a Oca na Comunidade

SOBRE

“Passos de expansão, a Oca na Comunidade” visa ampliar e aprofundar o trabalho desenvolvido pela OCA nos últimos anos, conferindo à instituição, aos educadores, aos funcionários e ao público atendido pelo serviço de convivência, mais recursos para expansão e aprimoramento das atividades culturais e artísticas – tão importantes para formação das crianças e adolescentes da comunidade.

O público-alvo do projeto é de crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, moradores do entorno do patrimônio histórico Aldeia de Carapicuíba e alunos das escolas públicas Estaduais Esmeralda Becker Freire de Carvalho e Professor Adalberto Mecca Sampaio. Contempla os bairros Jardim Colonial, Jardim Marilu, Jardim Lice, Jardim Leonor, Vila Helena, Parque Santa Tereza e Chácara Quiriri, localidades que apresentam poucos equipamentos culturais e de lazer.

O projeto Passos em Expansão é contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 004/CMDCA 2019


O QUE REALIZAMOS

ABRIL 2022

OCA na Esmeralda Becker Freire de Carvalho

Todas as quartas e sextas, dois grupos formados por 1 educador(a), 1 assistente pedagógica e 1 monitor(a), atendem os alunos de Fundamental I e II para vivenciarem no espaço da escola a dança e as brincadeiras, acompanhadas dos seus professores regulares. 

No mês de abril realizamos o desenvolvimento do seguinte repertório:

  • Roda de conversas sobre os povos indígenas, significado do nome Carapicuíba, nome da etnia que vivia nesta região, conscientização perante a violenta colonização do Brasil;
  • Roda de toré com a música “olha a onça” da etnia Kariri Xocó;
  • Repertório de brincadeiras: Corrida sem respirar dos índios Kalapalo; futebol de mão, corda (suco gelado, suco quente, açúcar refinado, mamãe mandou buscar areia no fundo do mar, cavalaria americana, um homem bateu em minha porta), jogo pare-bola, vôlei, futebol, chicotinho queimado e amarelinha.
  • Introdução do coco de roda, onde iniciamos a partir do som com as palmas, com o corpo e por fim transcrevendo essas batidas nos pés;
  • Alongamento a partir do ritmo Ijexá, trazendo a corporeidade da dança afro brasileira;
  • Passeamos pelo maracatu nação, onde brincamos com os movimentos com os braços e pernas;
  • Conversa sobre o cuidado com a escola e limpeza do ambiente para brincar.

Oficina de Rabeca

Realizadas nos dias 08 e 29 de abril, tivemos o início da oficina de rabeca com o Rafa da Rabeca. No mês de abril trouxemos para as crianças e adolescentes o processo completo de construção.  Entre as atividades que foram propostas estão:

  • Fabricação das Cravelhas;
  • Finalizamos a rabeca de bambu;
  • Entalhe do corpo da Caxeta.

MARÇO 2022

Esmeralda Becker Freire de Carvalho na OCA

Todas as quintas-feiras, os alunos do primeiro ano do Fundamental I vivenciam atividades de brincadeira e capoeira envolvendo as crianças, professores da escola e educadores da Oca Escola Cultural.

No mês de março realizamos o desenvolvimento do seguinte repertório:

  • Brincadeira “ Eu vi as 3 Meninas”, com apresentação da música e a forma de como brincar;
  • Capoeira: história da cabaça e do berimbau. Apresentação das movimentações e treino de “parada de mão e AU”.
  • Brincadeira “Seu Mourão da Cruz”, dividindo as crianças em dois grupos, apresentando como brincar de forma prática;
  • Atividades na biblioteca com contação de histórias e jogos de tabuleiro.
  • Repertório de brincadeiras: fantasias, areia, corda, bola, caixa de areia, casinha, tênis, entre outros.

OCA na Esmeralda Becker Freire de Carvalho

Todas as quartas e sextas, dois grupos formados por 1 educador(a), 1 assistente pedagógica e 1 monitor(a), atendem os alunos de Fundamental I e II para vivenciarem no espaço da escola a dança e as brincadeiras, acompanhadas dos seus professores regulares. 

No mês de março realizamos o desenvolvimento do seguinte repertório:

  • Roda de apresentação, apresentação da Oca e nossas atividades dentro e fora de nosso espaço físico; 
  • Levantamento das brincadeiras favoritas das crianças; 
  • Repertório de brincadeiras: Abalou do meio, 3 corte, Vôlei, 150, peteca, corda, amarelinha (“Maê, macaquinho e amarelinho”), futebol, bolinha de gude, 
  • Pequeno alongamento para despertar o corpo em diálogo com a musicalidade (base Maracatu)
  • Apresentação dos movimentos do maracatu; 
  • Apresentação da história do maracatu, seu significado, contexto e a importância dessa manifestação dentro da história do Brasil e do povo negro.

Oficina de Rabeca

Realizadas nos dias 11, 18 e 25 de março, tivemos o início da oficina de rabeca com o Rafa da Rabeca. No mês de março trouxemos a história da rabeca para aproximar as crianças e adolescentes do processo completo de construção.  Entre as atividades que foram propostas estão:

  • Introdução da Rabeca e de seus variados modelos;
  • História da primeira rabeca até os dias atuais;
  • Experimentação dos diversos modelos de rabeca;
  • Exibição de vídeo com os diversos contextos (Cavalo marinho, marujada, catira) em que a rabeca faz sua aparição e os diversos mestres da rabeca;
  • Apresentação dos componentes e detalhes do instrumento para construção;
  • Apresentação das possibilidades de materiais (Bambu, cabaça e caixeta) e ferramentas para a construção da rabeca;
  • Corte do material bruto e acabamento com lixa.

FEVEREIRO 2022

Capacitação para a equipe de educadores

Oficina para o desenvolvimento de competências de comunicação e escuta com o intuito de melhorar as dinâmicas internas, assim como as habilidades de relacionamento entre educadores, equipe de apoio, núcleo gesto e com nossos alunos(as). Essa oficina faz parte de uma agenda de atividades propostas, com base nas necessidades de desenvolvimento da equipe, proposta pela mesma no encerramento de 2021.

Esmeralda Becker Freire de Carvalho na OCA

No mês de fevereiro recebemos as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental I, com atividades de brincadeira e capoeira envolvendo as crianças, professores da escola e educadores da Oca Escola Cultural.

Lista de brincadeira e repertórios desenvolvidos:
• Brincadeiras de roda a partir do repertório do livro “Eu vi as três meninas” – publicação referente a pesquisa realizada por Lucilene Silva (Coordenadora do Centro de Cultura Infantil)
• Capoeira e Frevo: conectando a temática que permeia o calendário de festas tradicionais da Oca. O frevo vem como a manifestação do carnaval, acompanhado pela capoeira, que deu origem à dança.
• Brincadeira com acervo de fantasias
• Brincadeiras na caixa de areia
• Circuito de bolinha de gude
• Tênis
• Mesa de artes: desenho

Oca na Esmeralda Becker Freire de Carvalho

Em março, às quartas e sextas, dois grupos formados por 1 educador(a), 1 assistente pedagógica e 1 monitor(a), irão atender os alunos de Fundamental I e II para vivenciarem no espaço da escola danças brasileiras e brincadeiras, acompanhadas dos seus professores regulares. Os professores vivenciarão na prática uma ampliação de repertório e acesso à pesquisa sobre cultura brasileira e cultura da infância difundida pela Oca em seus 25 anos.

Abrimos o espaço em fevereiro para diálogo com a escola e reuniões de planejamento das atividades.

Chegada do Rafa da Rabeca

No mês de fevereiro, Rafa da Rabeca vem para compor a equipe responsável pelas atividades de artes e marcenaria. Com uma longa experiência na construção de instrumentos e nas artes visuais e oralidade com a poesia popular do Cordel, Rafa traz o projeto “Oficina de Rabeca” e oficinas de xilogravura para as crianças e adolescentes da Oca. Com essas atividades serão atendidos 80 alunos entre crianças e adolescentes semanalmente na Oca.
Rafa será responsável por planejar, executar, acompanhar e relatar atividades semanais de marcenaria e artes plásticas, que se concentrarão na pesquisa e construção de brinquedos e instrumentos da tradição brasileira, bem como no projeto Xilogravura e poesia popular.

Os comentários estão desativados.