Eu vi as três meninas


EU VI AS TRÊS MENINAS, MÚSICA TRADICIONAL DA INFÂNCIA NA ALDEIA DE CARAPICUÍBA

O projeto corresponde à realização de uma publicação que que registrarou a Música Tradicional da Infância pesquisada por Lucilene Silva, através do Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil da OCA,  nos últimos dez anos na Comunidade da Aldeia de Carapicuíba-SP, localizada no patrimônio histórico, Aldeia Jesuítica de Carapicuíba, datada de 1580. Essa comunidade é formada predominantemente por migrantes de várias regiões brasileiras, o a torna um retrato da música da infância no Brasil, pois traz exemplos musicais de diversas regiões e gerações brasileiras

Flyer final

O LIVRO

O livro traz a descrição minuciosa das brincadeiras através de textos escritos
por Lucilene Silva, desenhos de Adelsin e fotografia de Rinaldo Martinucci. O prefácio é de Maria Amélia Pereire, Peo, e o texto de abertura da pesquisadora Lydia Hortélio.(LIVRO Eu_vi_as_3_Meninas)

O CADERNO DE PARTITURAS

O caderno de partituras contém a transcrição das cantigas e do rítmo
das brincadeiras com o objetivo de aprofundar a compreensão dessa
música e fazer chegar esse repertório aos educadores musicais.

(CAD PARTIR Eu_vi_as_3_Meninas)

O CD

O CD, om a recriação do repertório através de arranjos de Zezinho
Pitoco e Edmilson Capelupi, especialistas em música brasileira, reuniu um time de muitos bons músicos. É interpretado pelas crianças, pelos adolescentes, pelos jovens e pelo grupo de mães e avós da Oca. Reuniu as três gerações para cantar e brincar como acontece na comunidade – o que pode ser sentido em cada faixa.

(1-eu vi as 3 meninas 2-o ceu me leva 3-ciganinha)

 O DVD

O DVD, dirigido por Lucilene Silva, contou com a participação de Gianni Puzzo, Rinaldo Martinucci, Alexandre Basso, Lia Mattos e  Peo, trazendo imagens da movimentação de cada brincadeira e do cotidiano das crianças na Oca e na Comunidade da Aldeia de Carapicuíba, onde brincar é a palavra de ordem.

DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO

A publicação está sendo distribuída gratuitamente em escolas públicas e outras instituições públicas, ONGs, Pontos e Pontinhos de Cultura de todo o país. Chegou também em 17 países da América Latina através do Encontro Cultura Viva Comunitária realizado no Brasil em dezembro de 2014.

(https://www.dropbox.com/s/aaeqj0yd908q44w/LIVRO%20Eu_vi_as_3_Meninas.pdf?dl=0)

PATROCÍNIO E APOIOS

 O projeto foi patrocinado pelo Instituto Itaú Cultural através da Lei Rouanet. Recebeu também o apoio do Instituto C&A, Colégio Vera Cruz, Casa das 5 Pedrinhas e Zerinho ou Um Editora.

 

itau_2010Lei de IncentivoLogo 5 Pedrinhas Zerinho ou Um

 

Vera cruz bx resolucao