Projeto Brincadeiras – 2003/atual

SÍNTESE DO PROJETO

Com o objetivo de levar a brincar, de praticar e valorizar o repertório de músicas e brincadeiras tradicionais  brasileiras, esse projeto realizado  desde 2003 em parceria com a  Escola Pública  Estadual Esmeralda Becker de Carvalho,  desenvolve atividades  de brincadeiras  com 800 crianças  e adolescentes. Tais atividades são desenvolvidas semanalmente na escola pelos jovens monitores da OCA, numa ação de formação desses e de devolutiva de seus aprendizados na própria comunidade. Além de ir até a escola, a OCA também recebe para brincar em seu espaço,  as crianças do 1º ano dessa mesma escola  parceira.

OBJETIVOS:

  • Fortalecer a prática de uma educação integral, garantindo  às crianças e adolescentes de Carapicuíba, o direito de brincar, o desenvolvimento através da arte e da cultura brasileira como práticas que legitimem sua identidade e afirmem sua inserção no social como agentes de transformação.
  • Fortalecer os laços com escolas públicas e instituições educacionais do entorno, desenvolvendo uma ação conjunta e monitorada a fim de que seja verificada sua eficácia e importância para a transformação das práticas educacionais vigentes.
  • Aperfeiçoar e ampliar através de cursos, a formação de jovens educadores brincantes, conduzindo-os a um repertório de ações/conhecimentos que garantam autonomia de sua ação como agente multiplicador e transformador do sistema educacional vigente, propiciando às crianças acesso à cultura, arte e  liberdade de expressão.